Tecnologias de remediação de áreas contaminadas com organoclorados: uma avaliação premilinar visando possíveis aplicações no sítio da Rua Cápua, Santo André SP

Compartilhe:
Resumo:

Este trabalho analisa a utilização de tecnologias de remediação para áreas contaminadas com organoclorados com base em revisão bibliográfica e discussões com especialistas. As tecnologias de remediação analisadas foram: biorremediação, fitorremediação, nanoremediação, oxidação química, e dessorção térmica. O propósito é identificar e comparar problemas-chave para cada uma dessas tecnologias tendo em vista a utilização de uma ou mais delas na remediação do sítio contaminado da Rua Cápua, em Santo André – SP. Quatro bancos de dados foram utilizados na revisão preliminr da literatura: Scopus, SciELO, Web of Science e Science Direct. Um questionário foi elaborado para orientar a busca de informações para as cinco tecnologias. Questionou-se sobre a publicação de trabalhos científicos e de patentes, usos específicos ou combinados dessas tecnologias por empresas, e casos de aplicação. Como a sistematização dos resultados obtidos revelou uma qualidade insatisfória das informações e dados gerados, uma nova estratégia de pesquisa para complementá-los foi delienada. O Web of Science foi escolhido como o mais adequado para a realização deste segundo levantamento, porém, os resultados mostraram que mesmo um banco de dados de referência para avaliar as instituições acadêmicas, pesquisadores e maturidade de tecnologias como este, pode resultar em tendenciosidades originárias da fonte original dos dados. Além disso, como o conjunto de palavras-chave utilizadas nas pesquisas foi composto por termos genéricos para cada tecnologia, isso significa que, se alguns autores têm utilizado termos mais específicos, uma pequena quantidade de trabalhos por eles publicados pode, eventualmente, não ter sido representada no resultado final.


Referência:
RUIZ, Mauro da Silva; YU, Abraham Sin Oih ; Martins, Fernando Esteves ; GONÇALVES, Leandro Rodrigues . Tecnologias de remediação de áreas contaminadas com organoclorados: uma avaliação premilinar visando possíveis aplicações no sítio da Rua Cápua, Santo André SP. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, GeAS, v.1, n.2, p.103-125, jan.-jun., 2012.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://www.revistageas.org.br/ojs/index.php/geas/article/view/25/83

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo