Certificação compulsória de aquecedores solares no Brasil: novo método de ensaio e suas consequências na classificação de eficiência dos coletores

Compartilhe:
Resumo:

O Inmetro introduzirá no Brasil, em julho de 2014, a obrigatoriedade da certificação de aquecedores solares. Além das implicações gerenciais, novos requisitos técnicos serão exigidos dos produtos. Para coletores, haverá um novo método para o ensaio de eficiência e para determinação da classificação de A até E. Isso trará mudanças significativas na forma de expressar a eficiência e de determinar a classe do coletor. Além da discussão sobre a transição regulatória, um estudo experimental foi realizado usando o simulador solar do IPT em três tipos de coletores planos. Os ensaios foram feitos pelo método novo (NBR 15747) e pelo método atual (ASHRAE-93) e foram determinadas as classificações de eficiência considerando a regra voluntária e a regra compulsória (Portarias nº395/08 e nº301/12 do Inmetro). Os resultados mostraram uma elevação média de 5,6 kWh/m².mês na Produção Mensal de Energia específica (PMEe) e uma elevação média de 4,4 % na eficiência média dos coletores, da regra atual para a nova. Como os limites das classes de eficiência também se elevaram, os coletores ensaiados mantiveram sua classificação, mas a posição relativa dentro da classe se alterou. Da regra atual para a nova, a elevação dos índices mínimos das classes é maior para as classes inferiores (3,3 e 11,3 kWh/m².mês para A e E, respectivamente), embora a PMEe determinada  experimentalmente apresente crescimento similar independente da eficiência atual do coletor. Isso pode impor mais exigência aos produtos menos eficientes e pode também melhorar a classificação de produtos já bem ranqueados. Por fim, o trabalho ressaltou o fator de correção do ângulo de incidência do coletor como um ponto crítico para o resultado final. Foi mostrado que embora sua influência tenha diminuído com o novo método em relação ao atual, esse parâmetro ainda continua sendo significativo para a análise.


Referência:
Sowmy, Daniel Setrak. Messina, Douglas; Ara, Paulo José Schiavon . Certificação compulsória de aquecedores solares no Brasil : novo método de ensaio e suas consequências na classificação de eficiência dos coletores. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, 5., 2013, Recife. Anais… . 10 p.



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo