Resumo:
O desenvolvimento, no Brasil, de veículos movidos a etanol hidratado exigiu dos fabricantes de automóveis não somente o projeto de um novo motor, mas também a completa reavaliação dos materiais de construção de componentes especialmente daqueles que entram em contato com o etanol líquido. Uma descrição dos problemas de corrosão verificados nos carros a etanol construídos com os mesmos materiais de um carro a gasolina é apresentada. Em seguida, são abordados os diferentes métodos utilizados para a resolução dos problemas de corrosão encontrados, tanto por meio de novos materiais e aplicação de revestimentos protetores como também por meio de uso de inibidores de corrosão ou por meio de tratamento de etanol objetivando a neutralização ou eliminação dos agentes corrosivos nele presentes.
Referência:
WOLYNEC, S. Corrosão em veículos a álcool:problemas e soluções. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CORROSÃO, 10., 1983, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro. Ass. Bras. Corrosão, 1983.p. 17-31.
O desenvolvimento, no Brasil, de veículos movidos a etanol hidratado exigiu dos fabricantes de automóveis não somente o projeto de um novo motor, mas também a completa reavaliação dos materiais de construção de componentes especialmente daqueles que entram em contato com o etanol líquido. Uma descrição dos problemas de corrosão verificados nos carros a etanol construídos com os mesmos materiais de um carro a gasolina é apresentada. Em seguida, são abordados os diferentes métodos utilizados para a resolução dos problemas de corrosão encontrados, tanto por meio de novos materiais e aplicação de revestimentos protetores como também por meio de uso de inibidores de corrosão ou por meio de tratamento de etanol objetivando a neutralização ou eliminação dos agentes corrosivos nele presentes.
Referência:
WOLYNEC, S. Corrosão em veículos a álcool:problemas e soluções. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE CORROSÃO, 10., 1983, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro. Ass. Bras. Corrosão, 1983.p. 17-31.