Resumo:
Tradicionalmente, a qualificação dos sistemas de pintura para as unidades offshore da Petrobras é baseada nas normas NACE TM-0184 e ISO 20340. No entanto, para determinadas condições, isto não tem sido suficiente. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um teste específico inédito para simular o comportamento de sistemas de pintura, submetidos a níveis de tensão cíclica em revestimentos em ambientes muito corrosivos (alta salinidade, CO2 e temperatura elevada). O ensaio foi realizado em uma solução de água do mar sintética saturada com CO2, à temperatura de 60ºC, na presença de tensões. Foram ensaiados quatro revestimentos: epóxi contendo glass flake; alumínio por aspersão térmica (TSA), selado com mist coat de tinta epóxi; alumínio por aspersão térmica (TSA), selado com mist coat de tinta epóxi e com camada adicional de epóxi contendo glass flake e zinco-alumínio por aspersão térmica (TZSA), selado com mist coat de tinta epóxi e com camada adicional de epóxi contendo glass flake. O tempo de ensaio foi correspondente a 1 milhão de ciclos.
Referência :
ALMEIDA,N.L.; BERNAL A.A.G.; SOLYMOSSY V.;SERRA F.A.S.; QUINTELA J.P.Q. Evaluation of anticorrosive coatings for tanker walls to transport oil in a high salinity environment, in the presence of tension, temperature and CO². In: NACE CORROSION INTERNATIONAL CONFERENCE, 2010, San Antonio/Texas, 2010. Proceedings… / e / In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTERCORR, 30., 2010, Salvador, 2010, Salvador. Anais…Fortaleza: ABRACO, 2010
Tradicionalmente, a qualificação dos sistemas de pintura para as unidades offshore da Petrobras é baseada nas normas NACE TM-0184 e ISO 20340. No entanto, para determinadas condições, isto não tem sido suficiente. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um teste específico inédito para simular o comportamento de sistemas de pintura, submetidos a níveis de tensão cíclica em revestimentos em ambientes muito corrosivos (alta salinidade, CO2 e temperatura elevada). O ensaio foi realizado em uma solução de água do mar sintética saturada com CO2, à temperatura de 60ºC, na presença de tensões. Foram ensaiados quatro revestimentos: epóxi contendo glass flake; alumínio por aspersão térmica (TSA), selado com mist coat de tinta epóxi; alumínio por aspersão térmica (TSA), selado com mist coat de tinta epóxi e com camada adicional de epóxi contendo glass flake e zinco-alumínio por aspersão térmica (TZSA), selado com mist coat de tinta epóxi e com camada adicional de epóxi contendo glass flake. O tempo de ensaio foi correspondente a 1 milhão de ciclos.
Referência :
ALMEIDA,N.L.; BERNAL A.A.G.; SOLYMOSSY V.;SERRA F.A.S.; QUINTELA J.P.Q. Evaluation of anticorrosive coatings for tanker walls to transport oil in a high salinity environment, in the presence of tension, temperature and CO². In: NACE CORROSION INTERNATIONAL CONFERENCE, 2010, San Antonio/Texas, 2010. Proceedings… / e / In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTERCORR, 30., 2010, Salvador, 2010, Salvador. Anais…Fortaleza: ABRACO, 2010