Alternativas tecnológicas para controle de erosão em construção de estradas

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Resumo:

Uma rodovia periférica (Rodoanel), com aproximadamente 175 Km de comprimento, foi proposta para reduzir os problemas de tráfego na área mais populosa do Brasil, a região metropolitana de São Paulo. O trecho sul da via expressa cruza bacias que suprem a maior parte da demanda metropolitana de água. A construção de estradas em áreas de proteção ambiental requer a adoção de medidas de controle efetivas a fim de mitigar a dimensão dos impactos ambientais nas planícies aluviais, rios, córregos e reservatórios. Para promover o controle eficiente da produção de sedimentos e a proteção das águas, deve ser implementado um conjunto de medidas temporárias durante a construção, principalmente na etapa de terraplenagem. O monitoramento das obras do trecho sul do Rodoanel enfatizou que as práticas de conservação do solo em associação com as medidas estruturais podem garantir proteção efetiva à qualidade das águas superficiais e áreas de planícies aluviais. Alguns exemplos de práticas de conservação do solo e medidas estruturais são apresentados e discutidos.


Referência:
CAMPOS, S.J.A.M.; GALLARDO, A.L.C.F.; BITAR, O.Y.; GAMA JR., G.F.C.; CAVALHIERI, C.P.; ALVARENGA, M.C.; PAULON, N.; GOMES, C.L.R.; FERREIRA, A.L.; SOARES, E.B. Technological alternatives for erosion control in Road construction. In: CONGRESS OF THE INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR ENGINEERING GEOLOGY AND THE ENVIRONMENT, 11., 2010, Auckland, New Zwland. Proceedings… Boca Raton: CRC Press, 2010. [Cd-Room]

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https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/169220.pdf


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