Parceria em cosméticos

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O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) anunciou ontem, 4 de outubro, o estabelecimento de uma parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC) durante o evento ‘Tendências Tecnológicas Aplicadas ao Setor Cosmético’. Flávia Motta, gerente da Coordenadoria de Planejamento e Negócios do IPT, explicou que o papel da instituição é garantir que as empresas tenham conhecimento técnico e buscar recursos que garantam a materialização de projetos: “Nosso objetivo é fazer com que as duas instituições aumentem a proximidade e trabalhem em conjunto para se fortalecerem no mercado”.

Evento contou com a presença (da esquerda para direita) de Flavia, Enilce M. Oetterer (diretora administrativa da ABC), Mari e Marim
Evento contou com a presença (da esquerda para direita) de Flavia, Enilce M. Oetterer (diretora administrativa da ABC), Mari e Marim
O IPT oferecerá como benefícios à ABC a facilidade na realização de ensaios para associados, a organização de um evento tecnológico anual e a avaliação de oportunidades para obtenção de formas de financiamento e fomento à produção, entre outros. Em contrapartida, a ABC se compromete a direcionar os serviços do IPT para diferentes setores do mercado cosmético, assessorar a participação em feiras e oferecer aos pesquisadores e técnicos do Instituto inscrições nos cursos da associação a valores equivalentes aos de associados.

Segundo Flávia, este tipo de parceria está em consonância com a missão do Instituto: “Realizar projetos, transmitir conhecimento e tornar as empresas mais competitivas é o objetivo do IPT, apoiando o desenvolvimento econômico e social da população brasileira”.

Adriano Marim, diretor do Núcleo de Bionanomanofatura do IPT, explicou a estrutura de funcionamento dos laboratórios para os participantes, além de falar sobre a tecnologia aplicada à indústria de cosméticos, através de sistemas de liberação controlada de princípios ativos, por exemplo. Já Mari Tomita Katayama, diretora do Núcleo de Atendimento Tecnológico à Micro e Pequena Empresa, falou sobre os desafios técnicos enfrentados pelas empresas e a superação de exigências para comercialização de cosméticos, apresentando programas oferecidos pelo IPT, como o Prumo – destinado ao apoio em dois dias por meio de uma unidade móvel com capacidade para treinamento de mão de obra, redução de custos, melhoria na qualidade dos produtos e aumento na produtividade.

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