Interlaboratorial em telecomunicações

Compartilhe:
O Laboratório de Metrologia Elétrica (LME) do IPT está coordenando o Programa de Comparação Interlaboratorial para ensaios da interface E1 de equipamentos de telecomunicações, que é o padrão de linha telefônica digital criado pela União Internacional de Telecomunicações (ITU) e usado no Brasil e na Europa. A iniciativa do programa surgiu no âmbito da Subcomissão de Telecomunicações que compõe a Comissão Técnica de Eletroeletrônica (CT-08) por necessidade dos laboratórios participantes.

Oito laboratórios estão envolvidos no programa e todos eles são acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, a Cgcre, que foi também a responsável pela codificação dos participantes nessa iniciativa.

Medição de sinal digital no Laboratório de Metrologia Elétrica do IPT
Medição de sinal digital no Laboratório de Metrologia Elétrica do IPT
Além da coordenação, o LME é o laboratório de referência. O programa de comparação envolve medições de parâmetros elétricos como a velocidade dos dígitos binários e o formato do pulso (amplitude e largura), que devem ser realizadas de acordo com a Prática Telebrás SDT 225-100-706 – Especificações Gerais de Equipamentos Multiplex 2048 kbits/s, de julho de 1992. Esta prática atende os equipamentos para interconexão de redes, plataformas multisserviços, equipamentos de rede de dados, multiplexador de dados e multiplex de acesso DSL, entre outros.

Para a coordenação do programa, o laboratório do IPT adota como referência a norma ABNT ISO/IEC 17043 – Avaliação de conformidade/Requisitos gerais para ensaios de proficiência, e a norma ISO 13528 – Statistical methods for use in proficiency testing by interlaboratory comparisons.

Esta é a segunda vez que o laboratório coordena este tipo de trabalho na Subcomissão de Telecomunicações, e sua conclusão está prevista para o final deste mês de junho. O primeiro programa envolvia ensaios de segurança elétrica em equipamentos de telecom, e foi finalizado em junho de 2012.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo