Mapa da produção mineral

Compartilhe:
Fonte: Secretaria de Energia do Estado de São Paulo

A Secretaria de Energia lançou na segunda-feira, 9 de setembro, em sessão solene na Assembleia Legislativa, o “Mapa da Produção Mineral do Estado de São Paulo”. O documento integra o Programa Estadual de Mineração e oferece um diagnóstico da atividade mineral paulista, com informações sobre unidades de preservação, logística e geologia. O trabalho foi realizado pela Secretaria de Energia/Subsecretaria de Mineração, com o apoio técnico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e com informações do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral).

Atividade de mineração por dragagem de areia no Vale do Ribeira
Atividade de mineração por dragagem de areia no Vale do Ribeira
O mapa fornece subsídios para o planejamento do território, de forma a estimular o investimento e contribuir com o desenvolvimento integrado do setor. O estado de São Paulo é a maior região consumidora de bens minerais do hemisfério sul e o terceiro maior produtor de minérios do país. As atividades da mineração movimentam cerca de US$ 1 bilhão por ano no estado e são estratégicas para o desenvolvimento, em destaque no setor de habitação.

De acordo com dados levantados pelo mapa da mineração, até o final do 1º semestre de 2013 foram identificadas 2.845 minas em operação em São Paulo. Cerca de 90% da extração se concentra em areia, brita, calcário e argila. Diariamente, chegam à Região Metropolitana de São Paulo mil carretas de areia por dia, e são consumidas na mesma região 3 milhões de toneladas de brita por mês.

Para o secretário de Energia, José Aníbal, a mineração tem um papel essencial na qualidade de vida das pessoas. “Para construir a (avenida) Paulista e as marginais dos rios Pinheiros, foram necessárias brita, areia e pedra. A mineração teve um papel decisivo para impulsionar São Paulo”, afirmou. “Há hoje tecnologias que permitem garantir a sustentabilidade em qualquer atividade e o setor trabalha para garantir o conforto na vida das pessoas e a realização de sonhos, como o da casa própria”.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo