Formação, treinamento, qualificação, requalificação e criatividade são alguns dos ingredientes apresentados por especialistas em torno do tema indústria 4.0. Foi durante o webinar ‘Indústria 4.0: inovação tecnológica em escala industrial’, que integra a série ‘Seminários Folha’ da Folha de S. Paulo, realizado de modo virtual na quarta-feira, 27 de outubro, e publicado hoje na edição impressa do jornal
Os debatedores convidados foram Eduardo Luiz Machado, da Coordenadoria de Ensino Tecnológico do IPT; José Renato Sátiro Santiago, da Fundação Vanzolini; Júlio Monteiro, da Bosch; e Rafael Lucchesi, do Senai.
Eles apontaram a importância da multidisciplinaridade e interconexão entre áreas de conhecimento no contexto da indústria 4.0 – Humanas, Exatas e Biológicas se conectam.
É preciso, enfatizaram eles, profissionais com conhecimentos mais amplos, em um ambiente em que o capital humano é cada vez mais relevante. Segundo os palestrantes, conhecimento e capacitação exigem movimento constante, não só para ingressar no mercado de trabalho, mas especialmente para manter-se competitivo na indústria 4.0.
Eduardo Luiz Machado destacou no webinar que conhecimento e criatividade são fundamentais, especialmente em um contexto em que muitas das profissões que serão importantes nos próximos 10 anos sequer existem hoje. “Transformação digital é uma questão fundamental na indústria do futuro, por isso toda a capacitação é bem-vinda.” Neste sentido – defendeu ele – a integração entre institutos de pesquisa, universidades e setor privado seria o melhor caminho para obter os melhores resultados.
Assista ao webinar e leia a reportagem publicada hoje na versão impressa do jornal: