Homologação de motores

Compartilhe:
undefined
undefined

Em tempos de busca por economia, eficiência energética e redução de emissões veiculares, a produção e a comercialização de motores Diesel entram em foco. Por isso é tão importante que todos os motores Diesel, para aplicação em máquinas agrícolas ou rodoviárias, obtenham licença junto à CETESB ou órgão certificador competente. A licença só é concedida depois dos motores passarem por ensaios complexos e rigorosos, além de testes que foram testemunhados por técnicos desses órgãos. Para realiza-los, exigem-se instalações com equipamentos capazes de realizar medições, de acordo com todos os pontos exigidos pela legislação vigente no país.

Bancada dinamométrica transiente acreditada pela CETESB para homologação de motores agrícolas
Bancada dinamométrica transiente acreditada pela CETESB para homologação de motores agrícolas

O Laboratório de Motores do IPT é acreditado pela CETESB desde 2016. A acreditação só se deu quando ficou comprovada sua capacidade de atendimento aos requisitos funcionais, fundamentais para a realização de testes de motores Diesel de acordo com a legislação. Para o credenciamento, realizou-se o chamado ‘teste-testemunhado’ na bancada número três do Laboratório. O teste foi feito sob parâmetros da norma ISO 8178, regulamentada MAR-I, referente a testes de motores agrícolas e máquinas rodoviárias.

O Laboratório do IPT também é acreditado para homologar motores para a sétima fase da legislação ambiental, para emissões de veículos pesados, conhecida como Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos PROCONVE para sua fase P7, que está em vigor desde 2012.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo