Análise e otimização de processos de escoamento em sistemas particulados

Compartilhe:
Diversos ramos da indústria de transformação empregam materiais particulados na forma de pós, suspensões ou emulsões, seja como matérias-primas ou como produtos finais. Como decorrência, surgem diversas necessidades tecnológicas relacionadas à estocagem, transporte e processamento destes materiais em misturadores, separadores, reatores químicos etc. Em muitos casos, as questões estão relacionadas ao escoamento dos sistemas particulados em silos, chutes e pilhas, bem como no interior dos equipamentos.

O IPT oferece soluções tecnológicas nessa área, pois conta com equipes técnicas que aliam formação acadêmica de alto nível com experiência no trato de questões industriais, tanto na área de tecnologia de partículas como em áreas correlatas, tais como fluidodinâmica computacional, cristalização e precipitação industriais, desenvolvimento de processos, mineralogia e geotecnia.

Além disso, o Instituto dispõe de uma completa infraestrutura laboratorial para caracterização dos sistemas particulados, capacitada a analisar a distribuição granulométrica, morfologia das partículas, estrutura cristalina e polimorfismo, carga superficial, ângulo de contato, área superficial específica, fluidez e compressibilidade, entre outros.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo