Resumo:
Estudos de insolação em projetos arquitetônicos são fundamentais sob o aspecto de sustentabilidade. Um estudo adequado permite aproveitar a iluminação natural da melhor forma possível, além de ser importante nas avaliações de conforto térmico, melhorando a eficiência energética do projeto como um todo. Estes estudos envolvem conceitos de geometria solar, que são ensinados nas escolas de Arquitetura e de Engenharia Civil. O ensino de geometria solar é um desafio, já que demanda dos alunos certo nível de abstração, com a compreensão da movimentação aparente do sol para um observador na Terra e de projeções em diagramas solares. Dispositivos como heliodons são ferramentas educacionais úteis, que facilitam o trabalho do docente, bem como a compreensão dos estudantes, principalmente daqueles que estão tendo o primeiro contato com geometria solar. Contudo, nem sempre as escolas de arquitetura e de engenharia dispõem de recursos e do espaço físico necessário para a construção de um laboratório com um heliodon. Neste trabalho é apresentado o projeto de um heliodon alternativo de pequenas dimensões e de baixo custo que pode ser utilizado pelo docente em sala de aula. Ademais, foi desenvolvido um software com interface gráfica para ser integrado ao dispositivo físico. O conjunto é de acesso livre e serve como ferramenta educacional nas disciplinas que envolvem conceitos de geometria solar.
Abstract:
Solar studies in architectural projects are essential from a sustainability perspective. An appropriate study allows for the optimal use of daylight and is crucial for thermal comfort evaluations, enhancing the overall energy efficiency of the project. These studies involve concepts of solar geometry, which are taught in schools of Architecture and Civil Engineering. Teaching solar geometry presents a challenge, as it requires students to possess a certain level of abstraction, including an understanding of the apparent movement of the sun, as well as projections in solar diagrams. Devices such as heliodons are valuable educational tools that facilitate the instructor’s work and enhance students’ comprehension, particularly for those encountering solar geometry for the first time. However, not all architecture and engineering schools have the resources or physical space required to build a laboratory equipped with a heliodon. This paper presents the design of an alternative, small-scale, low-cost heliodon that can be used by instructors in the classroom. Additionally, software with a graphical interface has been developed to integrate with the physical device. Both the hardware and the software are open-source and serve as educational tools in subjects involving solar geometry concepts.
Referência:
MARTINS, Gabriel Borelli. Projeto de heliodon automatizado de pequenas dimensões e de baixo custo para uso como ferramenta educacional. Revista IPT, Tecnologia e Inovação, v.8, n.27, p.65-77, dez., 2024.
Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/208