Guia (livro eletrônico): implantação de unidades de compostagem para tratamento de resíduos orgânicos

Compartilhe:

Resumo:

A recuperação e tratamento dos resíduos sólidos orgânicos é um dos principais desafios para a gestão municipal de resíduos. Os resíduos orgânicos, quando enviados aos aterros sanitários, resultam em impactos ambientais a partir da geração de chorume e gases de efeito estufa (GEE) em seu processo de decomposição. Quando segregados na fonte, recuperados e tratados pelo processo de compostagem, representam uma oportunidade de redução das emissões de GEE, geração de emprego e renda e geração de produto final para utilização na agricultura urbana, recuperação de áreas degradadas, reflorestamento,
revitalização de praças e parques, entre outros. Além disso, a reciclagem de resíduos orgânicos contribui para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Referência:

GUIMARÃES, Camila Camolesi; STOREL JUNIOR, Antonio Oswaldo; MACEDO, Letícia dos Santos; BEZERRA, Emanoele dos Santos Rosa; PEREIRA, Geovanna Paulino; IOCCA JUNIOR, Maurício; SILVA, Aroldo Ribeiro da; BARBOSA, Alexandre Muselli; MANÉO, Fernanda Peixoto. Guia (livro eletrônico): implantação de unidades de compostagem para tratamento de resíduos orgânicos. São Paulo: IPT, 2023. 90 p. On-line. (IPT. Publicação, 3052)

Acesso a Publicação no site do IPT:

https://ipt.br/wp-content/uploads/2024/12/3_GuiaimplantacaoUnidadedeCompostagem.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo