Levantamento de dados de terreno mediante aeronave remotamente pilotada: comparação entre voos com trajetos simples e cruzados

Compartilhe:

Resumo:

Aeronaves remotamente pilotadas são crescentemente utilizadas em atividades de senso riamento remoto, mostrando ampla variedade de aplicações. Em estudos de saneamento, podem-se variar os valores de diversos parâmetros de voo durante a execução de levanta mentos de campo, de modo a melhorar sua qualidade e efetividade no conhecimento do terreno. Nesse contexto, o presente artigo sintetiza estudo desenvolvido com o objetivo de avaliar a influência da realização de voo com trajeto em geometria cruzada, tendo em vista o levantamento e processamento de dados referentes a uma determinada área. Foram executados quatro voos, cada qual com diferente geometria de trajeto e diferente sobreposição. Após o processamento das imagens foram gerados produtos que puderam ser comparados entre si quanto a qualidade das coordenadas, ortofotos e quantidade de pontos obtidos, além de tempo e espaço para a execução do levantamento e do processa mento de dados. Os resultados sugerem que voos com trajeto cruzado apresentam melhor qualidade, enquanto os voos com geometria simples, embora apresentem resultado um pouco menos exato, podem ser também indicados, a depender do objetivo, devido à agilidade na execução e no processamento de imagens.

Referência:

BENTO, Felipe Augusto Zaganini; BITAR, Omar Yazbek. Levantamento de dados de terreno mediante aeronave remotamente pilotada: comparação entre voos com trajetos simples e cruzados. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v.10, n.25, p.6-20, abr., 2024. 

Acesso ao artigo no site do Periódico:

https://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/197

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo