Equipamento Multiusuário LMPC

Compartilhe:

Espectrômetro de fluorescência de raios X – EDX

Este equipamento permite a determinação elementar semiquantitativa e quantitativa de materiais por fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDXRF).

Espectrômetro de fluorescência de raios X
Espectrômetro de fluorescência de raios X

O equipamento está pré-calibrado com curva OMNIAS (semiquantitativa) e curvas quantitativas com padrões nacionais e internacionais para cimento Portland e algumas de suas matérias-primas. Pode analisar materiais na forma de pó solto, pastilha prensada ou pastilha fundida.

Este equipamento é multiusuários, ou seja, de uso compartilhado com a comunidade científica em geral.

Os pedidos para utilização desses equipamentos deverão ser apresentados por email, com antecedência mínima de 15 dias corridos, em relação à data pretendida de uso.

O solicitante deverá ser o responsável pela pesquisa, podendo indicar no formulário a pessoa que irá utilizar o equipamento. A responsabilidade pela utilização do equipamento será do solicitante responsável, bem como os custos de eventuais materiais de consumo necessários à sua utilização. Junto com o requerimento do uso do aparelho será necessário enviar uma cópia resumida do projeto de pesquisa.

Contato:  lmpc@ipt.br

Atenção: O laboratório poderá negar sua utilização se entender que o projeto proposto poderá causar danos ao aparelho decorrente da má indicação de uso.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.