A automação de processos traz uma série de benefícios à empresa, como agilidade dos processos de produção, qualidade na prestação de serviços e ganhos econômicos e mercadológicos.
A tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) é um dos novos impulsionadores de inovação tecnológica na área de automação. Envolve um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente por meio de microdispositivos que podem ser incorporados a produtos, embalagens ou mesmo animais.
Como possíveis aplicações, a tecnologia permite a identificação de bens de consumo à distância, diferentemente do sistema de código de barras que exige uma proximidade maior e trabalha com mecanismos óticos. Além disso, possibilita a identificação única do produto, que pode ser rastreado desde a fabricação até a venda final. As soluções que se utilizam dessa tecnologia devem envolver softwares de controle de processo adequados à especificidade do negócio, e integrados aos equipamentos de hardware, como leitores de etiquetas, sensores e acionadores eletrônicos.
A Seção de Automação, Governança e Mobilidade Digital, SAGMD, desenvolve soluções de software e hardware, integrando todos os componentes de RFID ao ambiente de negócios.