Estudos para aproveitamento de águas subterrâneas

Compartilhe:

As águas subterrâneas são uma excelente alternativa para o abastecimento de comunidades, desde as de pequeno porte, localizadas na zona rural de estados e municípios, até grandes centros urbanos ou regiões de intensa urbanização. Grandes cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, se utilizam desse recurso para o abastecimento de suas populações.

Nesse sentido, o IPT desenvolve estudos hidrogeológicos voltados para o aproveitamento de águas subterrâneas por meio de poços tubulares, oferecendo apoio tecnológico para o consumidor individual, fazendas, residências, condomínios, estabelecimentos industriais e comerciais, além de núcleos urbanos.

Os estudos avaliam as potencialidades de cada região utilizando técnicas de conhecimento do meio físico e aplicando reconhecimento de campo com utilização de métodos geofísicos, cadastramento de poços e execução de sondagens. Quando necessário, executa-se a simulação de condições hidrodinâmicas com aplicação da técnica de modelagem matemática em computador.

Esses estudos são importantes também para o fornecimento de subsídios hidrogeológicos ao planejamento do uso e ocupação territorial, mediante a geração de parâmetros e características de aquíferos que permitam o entendimento dos possíveis inter-relacionamentos entre os mananciais subterrâneos e o uso e ocupação do solo, nas suas mais diferentes formas, incluindo obras civis e de mineração.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo