A grande diversidade de bens minerais (ferro, cobre, nióbio, fosfato e areia, entre outros) e de processos formadores de cada depósito torna cada ocorrência única, exigindo o desenvolvimento de um processo de beneficiamento específico.
A separação e a concentração dos minerais componentes de um minério são etapas básicas para o seu beneficiamento, de forma a obter um concentrado do mineral de interesse, convertendo o minério em matéria-prima para a indústria de transformação.
O IPT dispõe de uma ampla gama de equipamentos de cominuição (britagem e moagem), classificação, separação granulométrica, bem como concentração (densitária, magnética, eletrostática e flotação) e aglomeração, além de executar ensaios de análise granulométrica e determinação do índice de moabilidade (W.I. de Bond). Assim, possui capacitação para desenvolver, analisar e aperfeiçoar os processos de tratamento de minérios, estabelecendo a sequencia de operações unitárias necessárias à obtenção de um produto adequado à indústria, com melhor aproveitamento do minério e redução de custos.