Modelagem computacional do escoamento de esgoto em, redes coletoras assentadas em declividades drasticamente reduzidas usando as equações de Saint-Venant e de Boussinesq

Compartilhe:
Resumo:

Modelagem computacional baseada nas equações de Saint-Venant e Boussinesq foi desenvolvida visando descrever o escoamento de descargas em redes coletoras de esgoto proporcionadas por dispositivo gerador de descarga (DGD) que gera escoamento eficiente no transporte de sólidos. Três métodos numéricos foram associados às equações: método das características, método de Cormack e método two-four. A descarga do DGD em tubos coletores de esgoto gera onda de frente íngreme e turbulenta que apresenta oscilação de profundidade da frente de onda. Fatores multiplicativos envolvendo o atrito e a intensidade das acelerações verticais de água foram incorporados à modelagem no processo de validação do modelo. As oscilações da profundidade de pico da onda requereu o emprego das hipóteses de Boussinesq de forma associada à variação do atrito e à intensidade de acelerações verticais. O processo de validação mostrou boa aderência do modelo às medições em laboratório. A modelagem se mostrou útil à aplicação em redes coletoras de esgoto assentadas em áreas planas, pois as descargas dos DGDs propiciam o atendimento dos critérios de autolimpeza com redução drástica da declividade de assentamento. Exemplo de aplicação piloto é apresentado.


Referência:
ALVES, Wolney Castilho; ZANELLA, Luciano. Modelagem computacional do escoamento de esgoto em, redes coletoras assentadas em declividades drasticamente reduzidas usando as equações de Saint-Venant e de Boussinesq. In: SEMINÁRIO IBEROAMERICANO SOBRE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO E DRENAGEM, 16., 2019, Lisboa. Atas… 12 p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/176186.pdf



INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo