Métodos geofísicos em geotecnia e geologia ambiental

Compartilhe:
Resumo:

Este trabalho faz uma abordagem dos principais métodos geofísicos sob o ponto de vista de sua aplicação em projetos de geotecnia e em estudos envolvendo questões ambientais. Discutem-se as limitações e as potencialidades de cada um dos métodos apresentados (sísmicos, elétricos, GPR, perfilagem de poços e potencial espontâneo) e as principais características dos equipamentos comumente empregados. São abordados também as técnicas e os procedimentos adotados na aquisição e no processamento dos dados, bem como as variadas formas de apresentação dos resultados que garantam a plena compreensão dos produtos finais, em especial pelos profissionais não especialistas em geofísica. São apresentados estudos de casos que demonstram a importância da utilização de métodos geofísicos e da interpretação integrada com informações diretas (sondagens).


Referência:
SOUZA, Luiz Antonio Pereira de; GANDOLFO, Otávio Coaracy Brasil. Métodos geofísicos em geotecnia e geologia ambiental. Revista Brasileira de Geologia e Engenharia e Ambiental, v. 2, n. 2, p. 10-27, maio, 2012.

Acesso ao artigo no site do Periódico:
https://www.abge.org.br/downloads/revistas/metodos.pdf?linkAsp=M%C3%89TODOS+GEOF%C3%8DSICOS+EM+GEOTECNIA+E+GEOLOGIA+AMBIENTAL

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo