Avaliação da influência de uma campanha de incentivo à redução de consumo de água

Compartilhe:
Resumo:

Ações que visam o consumo consciente de água fazem parte das estratégias adotadas para garantir a disponibilidade hídrica. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência de uma campanha de incentivo à redução de consumo de água, realizada com um grupo de condomínios na cidade de São Paulo. Elaborou-se uma proposta de tratamento de dados envolvendo estatística descritiva, modelos de previsão de séries temporais (forecasting), a partir dos valores de consumo de água obtidos durante o período pré-campanha para projeção de tendências de consumo e comparados com os resultados efetivamente medidos. Considerou-se também as influências da variação de temperatura no consumo durante o mesmo período de tempo analisado, utilizando-se estatística inferencial (correlação e regressão). Um grupo de condomínios que não participou da campanha foi adotado como controle. Verificou-se que a campanha não influenciou significativamente na redução de consumo de água e também não houve correlação entre os consumos de água e as variações de temperatura no período analisado. Destaca-se a necessidade de um período de tempo maior pós campanha para avaliar tendências de consumo de água e verificar a influência na redução do consumo. Contudo, este tipo de campanha promove uma sensibilização e mobilização da população em relação ao tema.


Referência:
SILVA, Daniela Lima; TEIXEIRA, Cláudia Echevenguá. Avaliação da influência de uma campanha de incentivo à redução de consumo de água. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO EMPRESARIAL E MEIO AMBIENTE, 16., 2014, São Paulo. Anais… 16 p.

Acesso ao trabalho apresentado no site do evento:
www.engema.org.br/XVIENGEMA/112.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo