Efeito da corrente alternada provinda de linhas de transmissão de alta tensão e sistemas de transmissão elétrica na corrosão de dutos enterrados

Compartilhe:
Resumo

Alguns dutos catodicamente protegidos e instalados ao longo de linhas de transmissão têm apresentados problemas de corrosão. As causas desta corrosão têm sido atribuídas à interferência de correntes de natureza alternada (CA) proveniente de linhas de transmissão ou de sistemas de fornecimento de energia elétrica. Na literatura, são encontrados vários critérios que avaliam a probabilidade de ocorrência de corrosão por CA. No entanto, tais critérios são contraditórios e ineficientes, já que falhas decorrentes de corrosão por CA são detectadas em dutos cujos parâmetros elétricos e eletroquímicos se encontram dentro dos limites estabelecidos pelos referidos critérios. Além disto, não há consenso sobre os mecanismos de corrosão por CA. O presente trabalho tem por objetivo entender os mecanismos de corrosão por CA e sugerir metodologias de determinação dos níveis de interferência CA em dutos enterrados bem como estabelecer um critério termodinâmico para predizer a probabilidade de ocorrência de corrosão por CA.


Referência
PANOSSIAN, Z. ; ABUD FILHO, S.E.; ALMEIDA, N.L. ; SILVA, D.L. ; LAURINO, E.W.; OLIVER, J.H.L.; PIMENTA, G.S.; ALBERTINI, J.A.C. Effect of alternating current by high power lines voltage and electric transmission systems in pipeline corrosion. In:.NACE INTERNATIONAL CORROSION CONFERENCE AND EXPO, 2009, Atlanta, Georgia. Proceedings… (Paper 09541)

Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/168628.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo