Efeito da adição de fibras de bagaço de açúcar nas propriedades de folhas formadas em laboratório

Compartilhe:
Resumo:

O bagaço de cana-de-açúcar é um importante sbproduto gerado pela indústria sucroalcooleira. No Brasil, é quase totalmente empregado como combustível em caldeiras para geração de energia. Devido às suas características morfológicas favoráveis à produção de pasta celulósica, faz-se necessário o estudo do emprego das fibras de bagaço de cana também na indústria de celulose e papel. Este trabalho visou avaliar a influência das fibras de bagaço de cana provenientes de uma pasta celulósica branqueada, em misturas com fibras de uma pasta celulósica de eucalipto com as mesmas características, nas propriedades físicas de folhas formadas em laboratório. Foram feitas comparações entre folhas provenientes de pastas puras de eucalipto e de bagaço de cana, e de uma mistura composta por metade de fibras de eucalipto e metade de fibras de bagaço de cana. Notou-se melhora em algumas propriedades físicas do papel devido à sinergia entre as fibras de eucalipto e de bagaço de cana.


Referência:
FIORITTI, Renato Rodrigues; KOGA, Mariza Eiko Tsukuda ; D´ALMEIDA, Maria Luiza Otero . Efeito da adição de fibras de bagaço de açúcar nas propriedades de folhas formadas em laboratório. In: ABTCP INTERNATIONAL PULP AND PAPER CONGRESS, 48., 2015, São Paulo. Proceedings… São Paulo ABTCP, 2015. 9 p.

Logar na Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173809.pdf


INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo