Efeito de inibidor de corrosão nas propriedades do concreto e no comportamento eletroquímico de armadura de aço-carbono

Compartilhe:
Resumo:

Em ambientes de forte agressividade, é importante adotar medidas adicionais de proteção das estruturas de concreto contra a corrosão das armaduras de aço-carbono. No caso de obras novas, uma das principais medidas protetivas é a incorporação de inibidores de corrosão na mistura fresca do concreto. Essa medida protetiva foi avaliada em estudo de composição de concreto de edificação de uma indústria de fertilizantes em ambiente marinho. Diferentes composições de concreto, com e sem substituição do cimento por Metacaulim e adição de um inibidor multifuncional foram avaliadas por meio da realização de ensaios de caracterização. Três composições foram selecionadas para estudo eletroquímico que consistiu da polarização anódica do sistema aço/concreto com o monitoramento do potencial de circuito aberto e a determinação da taxa de corrosão instantânea por meio da técnica de resistência de polarização linear. Conclui-se que o traço com substituição parcial do cimento por Metacaulim e adição de inibidor de corrosão apresentou melhor desempenho.


Referência:
PENHA, Jean R. B.; SILVA, Edson M. ; COSTA, José I. ; MANZIONE, Márcio ; ARAUJO, Adriana de ; BORIN, Luís A. ; BAUER, José R. Falcão ; PANOSSIAN, Zehbour. Efeito de inibidor de corrosão nas propriedades do concreto e no comportamento eletroquímico de armadura de aço-carbono. In: CONGRESS0 BRASILEIRO DO CONCRETO, 59., 2017, Bento Gonçalves. Anais… 16 p.

Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/174900.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo