Rastreabilidade de uma máquina de peso morto de 10kN às unidades de base do SI

Compartilhe:
Resumo:

A qualificação de máquinas de peso morto é feita através de comparações interlaboratoriais com o emprego de padrões de transferência. O presente trabalho trata do estabelecimento da rastreabilidade metrológica de uma máquina de peso morto de 10kN. Define-se um procedimento de calibração e ajuste da força exercida pelos seus pesos com rastreabilidade à grandeza massa. No que se refere ao uso subsequente deste padrão primário, foi utilizada uma técnica de otimização (minimização multivariável com restrições) sobre o modelo matemático simplificado da massa específica do ar. Assim, a partir dos limites dos parâmetros ambientais do laboratório, a variação da força aplicada pela máquina devido ao empuxo do ar pôde ser encontrada.


Referência:

LEÃO, Rodrigo Junqueira; TACCOLA, Gregory Müller; GARCIA, Antônio Carlos Marques; CASTANHO, Manuel Antônio Pires. Rastreabilidade de uma máquina de peso morto de 10 kN ás unidades de base do SI. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA, 7., 2013, Ouro Preto. Anais… 10 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/172005.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo