Resumo:
O objetivo deste trabalho foi estudar a corrosão das ligas API 5LX 46 e API 5LX 65, usadas na construção de dutos frente o etanol anidro, o etanol hidratado e a mistura combustível brasileira correspondente a um E25 (25 % etanol/75 % gasolina) por meio da condução de ensaios de imersão em laboratório, ensaios NACE TM-0172 e ensaios dinâmicos (loops de corrosão). Com base nos resultados deste estudo, concluiu-se que é aconselhável a realização de pintura na superfície interna de dutos, nos quais a condição de movimentação constante não possa ser garantida, assim como, no caso destes não serem exclusivos para transporte de etanol anidro e hidratado. O objetivo da pintura é única e exclusivamente o de evitar uma contaminação do etanol transportado, a qual poderia mudar a corrosividade do meio e/ou sua coloração, fato este inaceitável pelo mercado consumidor por estar em desacordo com a resolução ANP no 36. INTERCORR’ 036
Referência:
PANOSSIAN, Z.; MOREIRA, A.R; SANTOS, C.A.L.; BRAGAGNOLO, G.N; GANDUR. M; MONTEIRO.E Estudo da verificação da corrosividade do etanol anidro, do etanol hidratado e da gasolina brasileira ( 25% etanol/ 75% gasolina) em relação ás ligas API 5LX 46 e API 5LX 65. In: NACE INTERNATIONAL CONFERENCE, 2010, Texas. Proceedigns.../ e / CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTERCORR, 30., 2010, Fortaleza. Anais… Fortaleza: ABRACO, 2010. 1 5p.
Este trabalho foi apresentado no evento INTERCORR’ 2010, para obter o artigo completo entre em contato com ABRACO – Associação Brasileira de Corrosão no email: biblioteca@abraco.org.br
O objetivo deste trabalho foi estudar a corrosão das ligas API 5LX 46 e API 5LX 65, usadas na construção de dutos frente o etanol anidro, o etanol hidratado e a mistura combustível brasileira correspondente a um E25 (25 % etanol/75 % gasolina) por meio da condução de ensaios de imersão em laboratório, ensaios NACE TM-0172 e ensaios dinâmicos (loops de corrosão). Com base nos resultados deste estudo, concluiu-se que é aconselhável a realização de pintura na superfície interna de dutos, nos quais a condição de movimentação constante não possa ser garantida, assim como, no caso destes não serem exclusivos para transporte de etanol anidro e hidratado. O objetivo da pintura é única e exclusivamente o de evitar uma contaminação do etanol transportado, a qual poderia mudar a corrosividade do meio e/ou sua coloração, fato este inaceitável pelo mercado consumidor por estar em desacordo com a resolução ANP no 36. INTERCORR’ 036
Referência:
PANOSSIAN, Z.; MOREIRA, A.R; SANTOS, C.A.L.; BRAGAGNOLO, G.N; GANDUR. M; MONTEIRO.E Estudo da verificação da corrosividade do etanol anidro, do etanol hidratado e da gasolina brasileira ( 25% etanol/ 75% gasolina) em relação ás ligas API 5LX 46 e API 5LX 65. In: NACE INTERNATIONAL CONFERENCE, 2010, Texas. Proceedigns.../ e / CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, INTERCORR, 30., 2010, Fortaleza. Anais… Fortaleza: ABRACO, 2010. 1 5p.
Este trabalho foi apresentado no evento INTERCORR’ 2010, para obter o artigo completo entre em contato com ABRACO – Associação Brasileira de Corrosão no email: biblioteca@abraco.org.br