Resumo:
O presente trabalho propõe o estudo e desenvolvimento de um algoritmo para controle do avanço de ignição em malha fechada para um motor Flex de 1.6 l utilizando uma unidade de desenvolvimento modelo Flex-ECU através do software ASCET. A relação entre o torque produzido pelo motor em função de parâmetros como: avanço de ignição, rotação do motor, carga (pressão do ar admitido), fator ar/combustível da mistura e da composição do combustível é estudada, a fim de se obter o mapa base de avanço que produza o maior torque possível para cada condição sem a ocorrência de detonação no motor. A partir dos dados coletados e análises complementares em relação à pressão de combustão do cilindro, temperatura do gás de escape e indicador sonoro da detonação, o comportamento da detonação para o presente motor é estudado para o desenvolvimento do controle do avanço em malha fechada, permitindo o gerenciamento obter o maior torque de saída o possível independentemente da composição do combustível utilizado e de perturbações no sistema.
Referência:
HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizará; NOVAES, Lucas Motta de; JUSTO FILHO, João Francisco; LAGANÁ, Armando Antônio Maria; HODEL, Kleber Nogueira; NAUFAL, Marco Isola. Estudo e desenvolvimento do controle do avanço de ignição em um motor Flex. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA, 2018, São Paulo. Anais… 21 p.
O presente trabalho propõe o estudo e desenvolvimento de um algoritmo para controle do avanço de ignição em malha fechada para um motor Flex de 1.6 l utilizando uma unidade de desenvolvimento modelo Flex-ECU através do software ASCET. A relação entre o torque produzido pelo motor em função de parâmetros como: avanço de ignição, rotação do motor, carga (pressão do ar admitido), fator ar/combustível da mistura e da composição do combustível é estudada, a fim de se obter o mapa base de avanço que produza o maior torque possível para cada condição sem a ocorrência de detonação no motor. A partir dos dados coletados e análises complementares em relação à pressão de combustão do cilindro, temperatura do gás de escape e indicador sonoro da detonação, o comportamento da detonação para o presente motor é estudado para o desenvolvimento do controle do avanço em malha fechada, permitindo o gerenciamento obter o maior torque de saída o possível independentemente da composição do combustível utilizado e de perturbações no sistema.
Referência:
HAYASHIDA, Paulo Alexandre Pizará; NOVAES, Lucas Motta de; JUSTO FILHO, João Francisco; LAGANÁ, Armando Antônio Maria; HODEL, Kleber Nogueira; NAUFAL, Marco Isola. Estudo e desenvolvimento do controle do avanço de ignição em um motor Flex. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA AUTOMOTIVA, 2018, São Paulo. Anais… 21 p.