Considerações sobre cargas de vento adequadas ao contexto brasileiro no ensaio de estanqueidade à água de esquadrias

Compartilhe:
Resumo:

Este artigo apresenta sugestões para discussão visando mudança no método de ensaio e nos critérios de avaliação e classificação das esquadrias de fachadas, portas e janelas no Brasil, com relação ao requisito de estanqueidade à água, da norma ABNT NBR 10821 (2017), adequando-a às reais solicitações de uso, considerando como referências as normas ABNT NBR 15575 (2013), ABNT NBR 6123 (1988) e UNI EN 12208 (2001). Dessa forma, são indicados valores de pressões de ensaio em média 60 Pa superiores às prescritas na norma ABNT NBR 10821 (2017), porém com maior detalhamento, considerando principalmente a região onde se insere a edificação, a vida útil de projeto (VUP) e a altura de utilização do produto. Da mesma forma, são apresentados valores de pressão de ensaio que ultrapassam em mais de duas vezes o valor apresentado na norma atual e outros que ficam abaixo. Propõe-se também mudança no critério de avaliação do produto e de classificação de desempenho em “Mínimo”, “Intermediário” e “Superior”, correlacionando-a à VUP do produto. Isso pode contribuir para uma identificação mais clara entre os diversos produtos com desempenhos diferentes que são oferecidos no mercado, pois pelo critério da norma vigente, o resultado de ensaio de uma esquadria de boa qualidade é igual ao de uma esquadria de excelente qualidade, colocando um teto de desempenho que não estimula a realização de produtos melhores e diferenciados.


Referência:
BARREIROS, Thiago Salaberga; AKUTSU, Maria. Considerações sobre cargas de vento adequadas ao contexto brasileiro no ensaio de estanqueidade à água de esquadrias. In: CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ENGENHARIA DO VENTO, 3., 2018, São Paulo. Anais… 5 p.

BARREIROS, Thiago Salaberga. AKUTSU, Maria. Considerações sobre cargas de vento adequadas ao contexto brasileiro no ensaio de estanqueidade à água de esquadrias. Revista IPT Tecnologia e Inovação, v. 2, n. 10, p. 62-69, 2019.


Acesso ao artigo no site do Periódico:
http://revista.ipt.br/index.php/revistaIPT/article/view/82/88





INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo