Conforto térmico e dispersao de contaminantes

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O túnel de vento pode ser utilizado como ferramenta de apoio na elaboração de políticas públicas e do plano diretor de uma cidade. Pois, por meio de ensaios em túnel de vento, determina-se como a verticalização de alguns bairros, ou a rota de carros, ônibus e caminhões influenciam na qualidade de vida da população. Além disso, as medições de velocidade podem auxiliar no estudo do conforto térmico.

Estudo de conforto de pedestres e dispersão de contaminantes em ambiente aberto

O crescimento desordenado das cidades contribui para agravar problemas de circulação de ar nas mesmas, o que, em conjunto com a poluição atmosférica, pode agravar problemas de saúde, principalmente de caráter respiratório, nos moradores.

O túnel de vento pode ser utilizado para prever áreas de baixa circulação de ar e, dessa forma, soluções podem ser pensadas para estas áreas especificamente. Uma das técnicas usuais é a de saltação de areia, que consiste na distribuição de forma discreta de areia sobre a superfície do modelo da cidade, com o ensaio sendo realizado a diversas velocidades. Dessa forma, verifica-se para quais velocidades do vento há erosão da areia sobre o modelo, e são detectadas as condições de conforto do pedestre.

Mapa de velocidades do vento - na região branca não há circulação do ar.
Mapa de velocidades do vento – na região branca não há circulação do ar.


Sabe-se que o paredão de prédios, construídos na orla de Santos – SP, prejudica a circulação. Para realização do estudo do local, foi construído um modelo reduzido na escala 1:500, e utilizada a técnica de erosão de areia para visualização do escoamento nos ensaios realizados no túnel de vento do IPT. Os resultados comprovaram que não há circulação de ar após o paredão de prédios, mesmo para ventos fortes. Isso ocasiona acúmulo de poluentes e elevação de temperatura local.


Estudo de ventilação natural interna em apartamento típico de habitação popular

Estudos de ventilação cruzada em casas e apartamento são realizados por meio de modelos reduzidos da habitação e do edifício. Nestes estudos são utilizadas técnicas de visualização do escoamento por fumaça, e medição de velocidades do vento utilizando sistemas de Velocimetria por Imagem de Partículas (PIV). Os ensaios indicam projetos que apresentam boa e má ventilação cruzada, e como podem ser alterados para melhorar a ventilação natural nos ambientes fechados.

Conforto térmico

Mapa de sensação térmica em função da incidência do sol
Mapa de sensação térmica em função da incidência do sol

O conforto térmico baseia-se no balanço térmico, no fluxo de calor do centro do corpo para a superfície da pele e no fluxo de calor da superfície da pele para a superfície externa da roupa. Por meio da medição da velocidade do vento no interior ou entorno de modelo reduzido de edificações, e utilizando o índice PET (indice de temperatura fisiológica equivalente) em conjunto com informações de insolação do local, são obtidos resultados de temperatura ambiente.





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