Selo ruído

Compartilhe:
Liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó devem ser fabricados e importados desde o último dia 20 de fevereiro com o novo Selo Ruído do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro. O objetivo é diminuir o excesso de barulho emitido pelos eletrodomésticos e estimular a indústria a fabricar aparelhos mais silenciosos.

O novo selo colorido classifica os decibéis de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso) e deve estar colado na embalagem dos produtos para informar aos consumidores a sua potência sonora. A iniciativa faz parte do Programa Silêncio, que tem como objetivo combater a poluição sonora do país, orientar os consumidores na escolha de aparelhos mais silenciosos e estimular os fabricantes a produzirem eletrodomésticos com níveis de ruídos cada vez menores.

Uma reportagem exibida na edição de 10 de março do Jornal Nacional mostra os benefícios da medida para os consumidores e destaca as instalações da câmara reverberante do Centro Tecnológico do Ambiente Construído do IPT, que é usada para a medição de potência sonora de eletrodomésticos, com entrevista do pesquisador Marcelo de Mello Aquilino.

Veja abaixo a reportagem na íntegra:

[vid=170,chapeu=Selo Ruído – Jornal Nacional – 10 de março,breve_descricao=]

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo