Construção de bases de conhecimento digitais do processo de moagem de minério com a integração da fenomenologia e sistemas

Compartilhe:
Resumo:

O Brasil é uma das maiores potências minerais do Mundo. Isso se traduz em diversos empreendimentos instalados em todo seu território. O beneficiamento mineral é imprescindível na maioria destas operações para adequar o minério as especificações comerciais (processos subsequentes). A cominuição, especialmente a moagem, exerce um papel significativo nos custos operacionais do empreendimento mineiro, sobretudo no âmbito do consumo energético e de corpos moedores. Tal cenário tende a se acentuar em função da diminuição dos teores dos minérios, pois isso implica na necessidade de uma cominuição cada vez mais fina e no processamento de vazões cada vez maiores. Neste sentido, é de suma importância a redução dos custos operacionais para viabilidade dos empreendimentos. Na moagem de bolas o desenvolvimento de materiais de alta resistência ao desgaste e o controle das variáveis operacionais são fundamentais para redução do desgaste e do consumo energético. Aliado a isso, há a necessidade de manter um equilíbrio entre a variabilidade do minério e as especificações de produção (vazão, granulometria de produto). Atingir este equilíbrio é um desafio que pode ser superado com automação e a digitalização de processos. O mundo está se movendo rapidamente para a Indústria 4.0, e a indústria de mineração necessariamente participará desse movimento. O IPT está ampliando sua capacitação humana e material em temas relacionados a transformação digital, tal como sistemas ciberfísicos, sensoriamento e modelagem matemática via Plano de Desenvolvimento Institucional de Pesquisa – PDIP, financiado pela FAPESP. Dentro deste plano, o IPT pretende utilizar sua planta piloto de moagem de minérios como laboratório de estudos do conceito indústria 4.0. O objetivo geral deste artigo é descrever atividades relativas ao retrofit e digitalização da planta piloto de moagem existente no IPT, com o objetivo de desenvolver um sistema ciberfísico aplicado ao processo de moagem de minério de ferro.

Referência:
MORAES, Sandra Lucia de; SILVA, Andre Luiz Nunis da; PEREIRA, Matheus Jacon; CAVALCANTE, Douglas Bellomo; SANTOS, Alessandro Santiago dos; PEDROSA, Francisco Junior Batista; NAHAT, Theodoro Pereira de Souza; JOSÉ NETO, Dimas; ALBERTIN, Eduardo. Construção de bases de conhecimento digitais do processo de moagem de minério com a integração da fenomenologia e sistemas. In: ABM WEEK, 7.; SIMPÓSIO DE MINERAÇÃO, 21., 2022, São Paulo. Anais… 11p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/ pdf_restrito/178021.pdf 

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo