Estudo da curva de polarização cíclica da liga de níquel Inconel 625 em solução de NaCl

Compartilhe:
Resumo:

O uso de ligas de alta resistência à corrosão, como as ligas de níquel, vem crescendo decorrente das condições mais agressivas dos novos campos de petróleo e gás. Porém, a avaliação em laboratório das propriedades dessas ligas no que se refere à corrosão localizada em frestas, fator de extrema importância, apresenta lacunas na interpretação das curvas de polarização, tradicionalmente utilizadas para verificar a suscetibilidade à corrosão em frestas de ligas de níquel. O presente trabalho apresenta um estudo das curvas de polarização anódica da liga Inconel 625, obtidas por meio da realização de ensaios eletroquímicos com base na norma ASTM G 61, em solução desaerada de NaCl a 3,56 %, à temperatura ambiente, com monitoramento do pH nas vizinhanças do eletrodo de trabalho durante o ensaio de polarização. Essa avaliação do pH foi realizada para auxiliar o entendimento do comportamento eletroquímico das reações de equilíbrio, utilizando os diagramas termodinâmicos de Pourbaix. Exames por microscopia eletrônica de varredura (MEV) combinada análises por espectrometria de energia dispersiva (EDS) e espectroscopia Raman foram utilizados para caracterização da superfície em relação as suas propriedades e compostos formados. Análise por EDS do eletrólito coletado junto ao eletrodo de trabalho também foi realizada para auxiliar a interpretação das curvas.


Referência:
KRAVETZ, André S.; PANOSSIAN, Zehbour. Estudo da curva de polarização cíclica da liga de níquel Inconel 625 em solução de NaCl. In: INTERNATIONAL CORROSION MEETING, INTERCOOR, 7., 2018, São Paulo. Proceedings… São Paulo: ABRACO, 2018. 14 p. 

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto na íntegra em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/175275.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo