Impactos da adoção de faixas exclusivas de ônibus: uma análise do caso de São Paulo

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Resumo:

Por meio de um modelo de diferenças em diferenças, o trabalho avalia a efetividade da política de faixas exclusivas de ônibus primeiramente e a redução da velocidade máxima permitida nas vias da cidade de São Paulo no período de 2010 a 2015. Os dados utilizados são de medições ao longo do ano por vários trechos da via. A avaliação se baseará no efeito de tais políticas na velocidade média dos veículos nas vias. Este exercício tem como objetivo analisar o impacto destas medidas sobre a velocidade média de circulação dos veículos que trafegam por estas vias. Os efeitos encontrados variam entre -26% e +49% para vias onde apenas houve implementação de faixas exclusivas e de -52% e +38% para vias onde foram implementadas faixas exclusivas e houve redução da velocidade máxima permitida. Logo, notamos que o efeito pode variar de acordo com a forma como a via é utilizada.


Referência:

OLIVEIRA, Rafael Martins de; MACHADO, Eduardo Luiz; PRINCE, Diogo de. Impactos da adoção de faixas exclusivas de ônibus: uma análise do caso de São Paulo. In: CONGRESS LATIN AMERICAN AND CARIBEAN REGIONAL SCIENCE ASSOCIATION INTERNATIONAL ,1., 2017, São Paulo. Proceedings … 20 p.

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