Resumo:
A aplicação de questionários é uma das formas de se avaliar a opinião dos usuários do espaço escolar quanto ao conforto acústico dos espaços que fazem uso. As pesquisas de Avaliação Pós-Ocupação que usam questionários como uma das ferramentas de análise da satisfação dos usuários geralmente não se debruçam sobre os aspectos da sua estrutura e acabam por se restringir à apresentação dos resultados obtidos. Este trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, busca por em discussão os critérios para a elaboração de perguntas para se avaliar diferentes aspectos do conforto acústico e como as escalas de respostas podem ser apresentadas à luz de normas e trabalhos científicos pertinentes, aplicados a um estudo piloto. Por meio deste estudo piloto, foi possível verificar a validade das premissas adotadas para a construção do questionário em relação ao que se queria avaliar, isto é, a qualidade acústica do ambiente escolar. O estudo piloto propiciou a oportunidade de verificar se as perguntas e as alternativas apresentadas estavam adequadas. Os espaços sobre os quais as perguntas são feitas sugerem um percurso da entrada no edifício até o lugar em que o aluno está sentado, fazendo referencia ao tempo de reverberação, ruído ambiental e ruído de equipamentos.
Referência:
IKEDA, Cristina Yukari Kawakita. ONO, Rosária; VITTORINO, Fúlvio . Elaboração de questionário como ferramenta auxiliar na avaliação do conforto acústico em escolas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais… 12 p.
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A aplicação de questionários é uma das formas de se avaliar a opinião dos usuários do espaço escolar quanto ao conforto acústico dos espaços que fazem uso. As pesquisas de Avaliação Pós-Ocupação que usam questionários como uma das ferramentas de análise da satisfação dos usuários geralmente não se debruçam sobre os aspectos da sua estrutura e acabam por se restringir à apresentação dos resultados obtidos. Este trabalho, parte de uma pesquisa de doutorado em andamento, busca por em discussão os critérios para a elaboração de perguntas para se avaliar diferentes aspectos do conforto acústico e como as escalas de respostas podem ser apresentadas à luz de normas e trabalhos científicos pertinentes, aplicados a um estudo piloto. Por meio deste estudo piloto, foi possível verificar a validade das premissas adotadas para a construção do questionário em relação ao que se queria avaliar, isto é, a qualidade acústica do ambiente escolar. O estudo piloto propiciou a oportunidade de verificar se as perguntas e as alternativas apresentadas estavam adequadas. Os espaços sobre os quais as perguntas são feitas sugerem um percurso da entrada no edifício até o lugar em que o aluno está sentado, fazendo referencia ao tempo de reverberação, ruído ambiental e ruído de equipamentos.
Referência:
IKEDA, Cristina Yukari Kawakita. ONO, Rosária; VITTORINO, Fúlvio . Elaboração de questionário como ferramenta auxiliar na avaliação do conforto acústico em escolas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2016, São Paulo. Anais… 12 p.
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