Análise da resposta do Programa Energy Plus para simulação do comportamento térmico de recinto com materiais de mudança de fase

Compartilhe:
Resumo:

Os materiais de mudança de fase, do termo em inglês Phase Change Materials ou PCMs têm uma capacidade térmica muito superior à dos materiais construtivos convencionais, propiciada por suas alterações cíclicas de mudança de estado, que lhes permite absorver ou dissipar grande quantidade de energia térmica, na forma de calor latente. Atualmente há vários modelos matemáticos disponíveis em programas computacionais para a simulação do desempenho térmico e energético de edifícios com PCMs, como o EnergyPlus, o ESP-r e o TRNSYS. Muitos desses modelos foram validados com base em dados experimentais apresentando boa confiabilidade dos resultados. Entretanto, vários pesquisadores têm apontado fatores a serem aprimorados, tanto na modelagem do comportamento térmico desses materiais, quanto na forma de entrada de dados. Neste trabalho têm-se como objetivo verificar a similaridade entre dados referentes à resposta térmica de um recinto com e sem o uso de materiais de mudança de fase, obtidos por medições e simulações computacionais, visando identificar eventuais limitações do programa EnergyPlus na modelagem do comportamento térmico de edificações compostas por esses materiais. Os resultados apontaram que os dados medidos e simulados apresentam a mesma ordem de grandeza, indicando que o programa tem potencial para ser utilizado em estudos do desempenho térmico de edificações com PCMs.

Referência:
BRITO, Adriana Camargo de; SALES, Elisa Morandé; CASTRO, Guilherme Molnar; AKUTSU, Maria. Análise da resposta do Programa Energy Plus para simulação do comportamento térmico de recinto com materiais de mudança de fase. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 13., ENCONTRO LATINOAMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9., São Carlos, 2015. Anais.. 7 p.

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo