Projeto de Platform Supply Boats baseado em otimização multiobjetivo

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Resumo:

Neste trabalho é apresentado o projeto de um PSV para operação na região do pré-sal, baseado em otimização multiobjetivo. Trata-se de um PSV oleiro dotado de sistema de posicionamento dinâmico e propulsão Diesel-elétrico. Partindo-se de uma análise PSVs semelhantes (dimensões principais e os coeficientes de forma), foram definidos modelos paramétricos para a geométrica do casco, resistência ao avanço, arranjo, pesos e centro, estabilidade inicial e trim, integração casco-hélice-motor, comportamento no mar e cálculo da potência dos atuadores do SPD. A vantagem deste procedimento sobre os métodos convencionais de projeto é que ele permite explorar todo o espaço de soluções viáveis, e com isto obter soluções ótimas em relação aos critérios de projeto estabelecidos. Aexigência de um grande esforço computacional, inerente ao processo de otimização, é superada utilizando-se superfícies de resposta representadas por redes neurais artificiais. Uma vez definido os requisitos do armador (velocidade de serviço e capacidade de carga), a metodologia considerada variáveis de projeto o comprimento, boca, calado, pontal e coeficiente de bloco da embarcação, tendo como objetivo a minimização da resistência ao avanço, maximização do deslocamento, minimização da aceleração na superestrutura e no guindaste de carga; obedecendo as restrições funcionais e de modelagem. Por fim, são apresentados alguns resultados preliminares que são comparados com os PSVs atualmente em operação.


Referência:
TANCREDI, Thiago Pontin; MORISHITA, Helio Mitio; MONTEIRO, Thiago Gabriel; WEISS, James Manoel Guimarães. Projeto de Platform Supply Boats baseado em otimização multiobjetivo. In: CONGRESSO NACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, CONSTRUÇÃO NAVAL E OFFSHORE, 25., 2014, Rio de Janeiro. Anais… 19 p.

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