Efeito da deslignificação e da composição do complexo de cana pré-tratado por explosão a vapor

Compartilhe:
Resumo:

A produção de etanol a partir de materiais lignocelulósicos tem sido considerada de grande potencialidade. A presença de lignina é conhecida por reduzir eficiência da hidrólise enzimática dos materiais lignocelulósicos. A deslignificação com NaOH do bagaço pré-tratado por explosão a vapor resultou em redução de 89,8% do conteúdo de lignina. Os rendimentos em glicose na hidrólise enzimática foram de 55,8% e 69,3% para o bagaço pre-tratado e pré-tratado e deslignificado, respectivamente. A suplementação com beta-glicosidase foi favorável até 16 U/gcelulose, não sendo observado incremento significativo no rendimento de hidrólise enzimática para valores maiores


Referência:
OTA, Eliza Mami; SAAD, M.B.W.; SILVA, E.M. da; PORGETE, D. da S.; VENCESLAU, E.B.; RAMOS, L.P.; RODRIGUES, Maria Filomena de Andrade; MAIORANO, Alfredo Eduardo. Efeito da deslignificação e da composição do complexo de cana pré-tratado por explosão a vapor. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOPROCESSOS, 9., SIMPÓSIO NACIONAL ENZIMÁTICA DE BIOMASSAS, 10., 2013, Foz do Iguaçu. Anais… São Paulo: ABEQ, 2013. 4p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171718.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo