Evaluation of ac corrosion in pipelines buried using ac-probe

Compartilhe:
Resumo

A corrosão por corrente alternada (CA) em dutos enterrados tem sido investigada há vários anos, desde a primeira falha detectada na década de 60. Após esta ocorrência, muitos grupos de pesquisa têm se dedicado ao estudo da interferência de corrente alternada na corrosão de dutos enterrados com o objetivo de compreender o mecanismo deste tipo de corrosão e de estabelecer critérios confiáveis para predizer a probabilidade de ocorrência de corrosão por CA. No entanto, os critérios propostos são contraditórios e ineficazes porque consideram a interferência de correntes contínuas (DC) e de correntes alternadas separadamente. No entanto, para se estabelecer um critério seguro, é necessário considerar o acoplamento entre DC e CA. Assim, as medidas de campo devem fornecer informações sobre o nível de interferência CA, o potencial de proteção catódica, o nível do acoplamento CA e DC, devendo todos estes parâmetros ser obtidos sem a influência da queda ôhmica (queda IR). Este trabalho tem como objetivo descrever uma nova técnica segura para verificar a probabilidade termodinâmica de ocorrência de corrosão por CA. Os resultados de campo obtidos com a técnica descrita são apresentadas e discutidos.


Referência
 PANOSSIAN, Z.; ABUD FILHO, S.E.; ALMEIDA N.L.; PEREIRA FILHO, M.L.; SILVA, D.L.; LAURINO, E,W.; OLIVER, J.H,L.; PIMENTA, G.S.; ALBERTINO,J.A.C. Evaluation of ac corrosion in pipelines buried using ac-probe. In: NACE CORROSIOM INTERNATIONAL CONFERENCE, 2011, Houston/Texas. Proceedings…

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/169888.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo