Corroboração de campo para o método de delimitação de bacias de drenagem com alta suscetibilidade à geração de corrida de massa e enxurrada

Compartilhe:
Resumo:

Para a delimitação de drenagem suscetíveis à geração de corrida de massa/enxurrada e enxurrada, no âmbito de trabalhos de mapeamento na escala 1: 25.000, o método adotado considerou parâmetros morfométricos do relevo. Na análise foram consideradas a área e a amplitude da bacia de drenagem, parâmetros necessários para cálculo do Índice de Melton. Um total de 111 municípios nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo foram mapeados. Desses, 59 possuem bacias suscetíveis a corridas de massa/enxurrada, sendo 29 em Santa Catarina, 20 em São Paulo, 07 no Espírito Santo, 02 em Minas Gerais e 01 no Paraná. No processo de enxurrada 21 municípios possuem bacias suscetíveis (08 em Santa Catarina, 07 em São Paulo, 03 em Minas Gerais, 02 no Paraná e 01 no Espírito Santo). A modelagem morfométrica para delimitação de bacias suscetíveis à geração decorrida de massa/enxurrada e enxurrada mostrou consistência com eventos passados, corroborando para a aplicabilidade do método desenvolvido. Ressalta-se que trabalhos de campo de detalhes serão necessários para determinar a trajetória e alcance em eventual corrida de massa/enxurrada.

Referência:
CORSI, Alessandra Cristina; GRAMANI, Marcelo Fischer; OGURA, Agostinho Tadashi; BITAR, Omar Yazbek. Corroboração de campo para o método de delimitação de bacias de drenagem com alta suscetibilidade à geração de corrida de massa e enxurrada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15., 2015, Bento Gonçalves. Anais… São Paulo: ABGE, 2015. 8p.

Documento com acesso restrito. Logar na BiblioInfo, Biblioteca/IPT-DAIT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173660.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo