Análise de falha em câmara de forno tubular fabricada em liga ASTM A 297 grau HU

Compartilhe:
Resumo:

Um tubo metálico empregado como câmara de um forno tubular contínuo para tratamento térmico falhou durante o período de comissionamento. O forno é destinado ao tratamento térmico de solubilização de chapas de aços inoxidável austenítico e operou na temperatura de 1150°C por 10 dias. A câmara foi construída pela união de três seções tubulares fundidas por centrifugação em liga resistente ao calor ASTM A297 grau HU. Em seu lado externo, a câmara opera ao ar e é aquecida por elementos resistivos cerâmicos. Do lado interno, ela opera levemente pressurizada pela atmosfera de proteção empregada no tratamento térmico de aços inoxidáveis. A falha foi caracterizada pela perda de pressão interna em razão da redução total da espessura de material metálico do tubo da seção central da câmara. Foram realizadas análises químicas, exames metalográficos, ensaios de dureza e um ensaio de residência em alta temperatura com amostras extraídas dos tubos centrifugados utilizados na construção da câmara. Os resultados mostraram que o tubo falhou pelo mecanismo de oxidação catastrófica em razão do elevado teor de molibdênio presente na composição química do tubo da seção central.

Referência:
MOREIRA, Marcelo Ferreira; BELOTTI NETO, José. Análise de falha em câmara de forno tubular fabricada em liga ASTM A 297 grau HU. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, COTEQ, 13., 2015, Cabo de Santo Agostinho, PE. Anais...14 p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/173087.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo