Avaliação das causas do rompimento de pinos de aço inoxidável que sustentam placas refratárias de forno para queima de blocos cerâmicos

Compartilhe:
Resumo:

Pinos de fixação fabricados em aço inoxidável austenítico 310H, utilizados na ancoragem de blocos refratários na estrutura metálica externa de um forno túnel com comprimento de 107 metros e largura de 4 metros, romperam após cerca de nove anos de trabalho. A função dos pinos era de manter as placas refratárias, internas à parede do forno, solidárias à estrutura externa de aço. A região entre a estrutura metálica externa e as placas refratárias é preenchida com uma camada de isolante térmico. A temperatura de operação na região da falha podia variar entre 600 ºC a 920 ºC. A fratura dos pinos que ocorreu por fluência, que foi favorecida pela redução da resistência do material, em consequência de precipitação de segunda fase e oxidação do material.


Referência:
ITO, Hamilton Lelis.; ALMEIDA, Neusvaldo Lira de; PEREIRA, Henrique B.; SILVA, Carlos Alberto; FROLLINI NETO, Constantino. Avaliação das causas do rompimento de pinos de aço inoxidável que sustentam placas refratárias de forno para queima de blocos cerâmicos. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, COTEQ, 2019, Rio de Janeiro. Anais… 10 p.

Logar na BiblioInfo Biblioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/176097.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo