Zoneamento da vulnerabilidade à contaminação do Sistema Aquífero Guarani em sua área de afloramento no estado de São Paulo, Brasil

Compartilhe:
Resumo:

Este artigo objetiva apresentar e discutir o mapeamento da vulnerabilidade à contaminação das águas subterrâneas na área de afloramento do Sistema Aquífero Guarani (SAG) no Estado de São Paulo, que é constituído, neste estado, pelas formações geológicas Piramboia (base) e Botucatu (topo). O zoneamento da vulnerabilidade foi consubstanciado em escala 1:250.000, utilizando-se o Método GOD, e faz parte do estudo desenvolvido pelo IPT, o qual realizou disgnósticos e estabeleceu subsídios para a elaboração do Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental (PDPA) em toda a área de afloramento do sistema aquífero no território paulista. De acordo com os resultados obtidos nesse estudo, a vulnerabilidade à contaminação na região varia de Média a Alta sendo 4.000Km² de alta vulnerabilidade à contaminação e cerca de 12.000 Km² relativos ao índice médio de vulnerabilidade. A unidade aquífera Botucatu apresenta-se mais vulnerável que a unidade aquífera Piramboia. Espera-se que os resultados deste estudo contribuam e sirvam de apoio ao órgão gestor estadual e os comitês de bacia hidrográfica envolvidos na gestão do manancial SAG. Constatou-se, também a necessidade de pesquisas mais detalhadas, uma vez que os trabalhos foram desenvolvidos com abrangência regional.

Referência:

ALBUQUERQUE FILHO, José Luiz; IKEMATSU, Priscila; BARBOSA, Marina Costa; CARVALHO, Ana Maciel de; MONTEIRO, Ana Cândida Melo Cavani. Zoneamento da vulnerabilidade à contaminação do Sistema Aquífero Guarani em sua área de afloramento no estado de São Paulo, Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS, 17., 2012, Bonito. Anais… São Paulo: ABAS, 2012. 4p.

Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT. Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto na íntegra em PDF:
https://escriba.ipt.br/pdf_restrito/171147.pdf




INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo