Estudo de aplicação de controle e preditivo num processo de criztalização por evaporação múltiplo-efeito

Compartilhe:
Resumo:

O desenvolvimento de método que aumentem a eficiência de controle de processos de cristalização ganhou importância devido à necessidade de melhorias nas taxa de produção, minimização dos custos de energia e manutenção das partículas. Neste trabalho os autores aplicaram um controlador preditivo (MPC) a um processo de cristalização de cloreto de sódio por evaporação múltiplo-efeito, com alimentação paralela, permitindo que a planta busque, em tempo real, o melhor ponto de operação respeitando os limites definidos. Primeiramente, foi criado um modelo fenomenológico não linear através de balanços de massa, energia e momento considerando a cinética de cristalização, de forma que se possa simular a dinâmica de operação dos cinco efeitos operando dependentemente. O modelo físico possibilitou a aplicação de um controlador do tipo MPC com controle por zonas permitindo que as principais variáveis de saída encontrem, dentro de uma faixa de operação aceitável, o ponto ótimo do processo nas condições atuais. Ao mesmo sistema foi também aplicado um controlador clássico do tipo PID para avaliação dos ganhos obtidos pela técnica de controle avançado baseado na predição do estado futuro da planta, que propicia uma melhor estabilidade q queda no consumo energético


Referência:
SILVA, André Luiz Nunes da; SECKLER, M.M.; ODLOAK, D. Estudo de aplicação de controle e preditivo num processo de criztalização por evaporação múltiplo-efeito. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, COBEQ, 19., 2012, Búzio, RJ. Anais… São Paulo: ABEQ, 2012. 10p.

Logar na BiblioInfo Bibioteca-DAIT/IPT para acessar o texto em PDF. Documento está protegido com senha, solicite ao Atendimento/Biblioteca-DAIT/IPT:
escriba.ipt.br/pdf_restrito/171096.pdf

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo