Resumo:
O setor automotivo geralmente necessita de prestadores de serviço de galvanoplastia cada vez mais eficientes e com menos incidência de problemas produtivos. Sendo assim, uma empresa de zincagem solicitou assessoria tecnológica do PRUMO/TS (Projeto de Unidades Móveis para Atendimento Tecnológico às Micro e Pequenas e Médias Empresas) para resolver um problema de aparecimento de incrustações e bolhas após seu processo de eletrodeposição, em peças que ficariam alocadas em regiões internas de um automóvel. O atendimento tecnológico foi realizado, com o objetivo de determinar as causas de tal problema e indicar as correções necessárias. Para isto, todo o processo produtivo foi analisado e um microscópio eletrônico de varredura foi utilizado par estudar as seções transversais de peças com e sem defeito. Os resultados obtidos no atendimento mostraram que o principal fator que causava o problema era o excesso de aditivos no banho de zinco alcalino sem cianeto, especificamente o excesso de abrilhantador. O excesso deste aditivo pode causar, dentre outras coisas, o aparecimento de incrustações. Outros problemas também foram detectados, como a exposição de peças ao ar livre no setor produtivo após decapagem e antes da zincagem, provocando a formação de óxidos na superfície do aço-carbono. Também foi detectada porosidade intrínseca no substrato de aço-carbono, o que poderia causar retenção de sujidades e aprisionamento de hidrogênio e consequentemente a formação de bolhas. Após as ações corretivas indicadas a empresa passou a diminuir seu índice de devolução de peças.
Referência:
MATTOS, Cleiton dos Santos; NUNES, Marcela Torquato; CORTEZ, Vinícius Dantas; MAZZARELLA, Vicente Nelson Giovanni; PANOSSIAN, Zehbourn. PRUMO/TS: resolução de problema de incrustações e bolhas em peças de aço-carbono zincadas, do setor automotivo. In: ENCONTRO E EXPOSIÇÃO BRASILEIRA DE TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE, 14., INTERFINISH LATINO AMERICAN0, 3., 2012, São Paulo. Anais… São Paulo: ABTS, 2012. p.404-411.
O setor automotivo geralmente necessita de prestadores de serviço de galvanoplastia cada vez mais eficientes e com menos incidência de problemas produtivos. Sendo assim, uma empresa de zincagem solicitou assessoria tecnológica do PRUMO/TS (Projeto de Unidades Móveis para Atendimento Tecnológico às Micro e Pequenas e Médias Empresas) para resolver um problema de aparecimento de incrustações e bolhas após seu processo de eletrodeposição, em peças que ficariam alocadas em regiões internas de um automóvel. O atendimento tecnológico foi realizado, com o objetivo de determinar as causas de tal problema e indicar as correções necessárias. Para isto, todo o processo produtivo foi analisado e um microscópio eletrônico de varredura foi utilizado par estudar as seções transversais de peças com e sem defeito. Os resultados obtidos no atendimento mostraram que o principal fator que causava o problema era o excesso de aditivos no banho de zinco alcalino sem cianeto, especificamente o excesso de abrilhantador. O excesso deste aditivo pode causar, dentre outras coisas, o aparecimento de incrustações. Outros problemas também foram detectados, como a exposição de peças ao ar livre no setor produtivo após decapagem e antes da zincagem, provocando a formação de óxidos na superfície do aço-carbono. Também foi detectada porosidade intrínseca no substrato de aço-carbono, o que poderia causar retenção de sujidades e aprisionamento de hidrogênio e consequentemente a formação de bolhas. Após as ações corretivas indicadas a empresa passou a diminuir seu índice de devolução de peças.
Referência:
MATTOS, Cleiton dos Santos; NUNES, Marcela Torquato; CORTEZ, Vinícius Dantas; MAZZARELLA, Vicente Nelson Giovanni; PANOSSIAN, Zehbourn. PRUMO/TS: resolução de problema de incrustações e bolhas em peças de aço-carbono zincadas, do setor automotivo. In: ENCONTRO E EXPOSIÇÃO BRASILEIRA DE TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE, 14., INTERFINISH LATINO AMERICAN0, 3., 2012, São Paulo. Anais… São Paulo: ABTS, 2012. p.404-411.