Projeto de unidades móveis de atendimento tecnologico a micro e pequenas empresas do setor de tratamento de superficie (PRUMO), atendimento tecnológico: casos de formação de bolhas em revestimentos de zinco eletrolítico

Compartilhe:
Resumo:

As micro e pequenas empresas do setor de tratamento de superficie frequentemente necessitam de apoio tecnológico para resolução de diferentes problemas. Neste contexto, foi conduzido no IPT, o projeto PRUMO, que teve como objetivo oferecer apoio tecnológico a estas micro e pequenas empresas atráves de uma equipe treinada e com auxílio de um laboratório móvel. Este trabalho tem como objetivo apresentar um exemplo prático de atendimento tecnológico. Neste, dois casos de problemas de formação de bolhas em revestimento de zinco eletrolítico serão abordados. Com base nos resultados obtidos nas análises por dispersão de energia e exames da superficie e da seção transversal do revestimento de zinco pôde-se concluir que a formação de bolhas foram originadas por diferentes fatores: num caso as bolhas formavam-se devido a prática inadequada de pré-tratamento, no outro caso, as bolhas formavam-se devido a má qualidade superficial do substrato.


Referência:
PANOSSIAN, Zehbour; FERRARI, Jean Vicente; ALMEIDA, Márcio Bispo.Projeto de unidades móveis de atendimento tecnologico a micro e pequenas empresas do setor de tratamento de superficie (PRUMO), atendimento tecnológico: casos de formação de bolhas em revestimentos de zinco eletrolítico. In: CONFERÊNCIA SOBRE TECNOLOGIA DE EQUIPAMENTOS, COTEQ, 7., CONGRESSO BRASILEIRO DE CORROSÃO, CONBRASCORR 23., CONGRESSO NACIONAL DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS, CONAEND 22., CONFERÊNCIA INERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO DE INTEGRIDADE E EXTENSÃO DE VIDA DOS EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS, IEV, 2003, Florianópolis. Proceedings… (CD-ROM)

INSCREVA-se em nossa newsletter

Receba nossas novidades em seu e-mail.

SUBSCRIBE to our newsletter

Receive our news in your email.

Pular para o conteúdo